Foto: Reprodução

P U B L I C I D A D E

Um sanduíche do McDonald’s se mantém sem decomposição há 10 anos, na Islândia. Hjortur Smarason transmite pela internet o estado atual do “último sanduíche do Mcdonald’s” vendido no país, onde as lojas da franquia fecharam em 2009, quando Smarason comprou o lanche e decidiu testar a teoria de que ele não apodreceria.

O sanduíche fica junto a uma porção de batatas fritas em uma redoma de vidro, no hostel Snotra House, e o seu estado pode ser visto ao vivo pela internet. O dono do local, Siggi Sigurdur, disse à BBC News que o lanche não apresenta sinais de decomposição: “O velhinho ainda está aqui, indo muito bem. Sua aparência ainda é bem boa, na verdade”. Segundo ele, a manutenção do sanduíche tem propósito de divertir os visitantes. “É uma brincadeira, claro, mas que faz você pensar a respeito de o que está comendo. Não há nenhum mofo, só a embalagem de papel envelheceu.”

P U B L I C I D A D E

Sigurdur garante que o hostel recebe hóspedes de todo o mundo que viajam curiosos para conferir o lanche. Já o site com streaming chega a ter 400 mil cliques por dia.

Quando comprou o lanche, Smarason o manteve por três anos em uma sacola plástica na sua garagem. Contudo, após não encontrar mudanças significativas, resolveu doá-lo ao Museu Nacional da Islândia, que, por sua vez, devolveu o sanduíche com a justificativa de que o local não tinha estrutura apropriada para conservar alimentos. Em uma brincadeira, Smarason disse achar que o representante do museu estava enganado, “porque este sanduíche se preserva sozinho”. Antes de chegar à localização atual, o lanche passou pouco tempo em um hotel na capital Reykjavik.

P U B L I C I D A D E

Outros experimentos similares já foram conduzidos ao longo do tempo, e em 2013 o McDonald’s disse que a ausência de sinais de decomposição é resultado da desidratação do alimento, e que alimentos caseiros que sofrem esse processo apresentam resultados semelhantes. “Olhe de perto: os hambúrgueres que você está vendo provavelmente estão secos e desidratados, e de forma alguma estão ‘do mesmo jeito que do dia em que foram comprados’. A realidade é que nossos hambúrgueres são feitos apenas de carne 1005 inspecionada pelas autoridades americanas. Não há conservantes ou preenchimentos em nossas carnes, e a única adição é de um pouco de sal e pimenta na grelha”, afirmou a rede.

P U B L I C I D A D E