Nos últimos anos, vários filmes foram produzidos para expor as questões referentes aos abusos contra os animais e os impactos da alimentação onívora para a saúde e o meio ambiente. Muitos deles se tornaram até incentivos para as pessoas adotarem uma alimentação 100% vegetal, devido ao seu conteúdo impactante. Confira, a seguir, 7 filmes para entender o veganismo:

  1. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (Cowspiracy: The Sustainability Secret, 2014)

Esse documentário acompanha a jornada do ambientalista Kip Andersen na sua descoberta sobre os impactos da indústria alimentícia para o planeta. Sempre muito engajado com as mudanças de hábito propostas pelas grandes organizações ambientalistas, ele se surpreende com dados sobre esses impactos e procura saber mais. Além de números impactantes, o filme denuncia a agropecuária como grande responsável pela devastação ambiental e evidencia como o seu poder a impede de ser questionada.

2. Que Raio de Saúde (What the Health, 2017)

Dos mesmos produtores de Cowspiracy, esse filme segue a continuação da jornada de Kip Andersen numa análise sobre a qualidade nutricional da alimentação típica contemporânea. Na busca pelos motivos que fazem os americanos ficarem tão doentes hoje em dia, Andersen descobre a chave para a prevenção de doenças crônicas na mudança alimentar. Mais que isso, ele se pergunta: por que as grandes organizações de saúde não a divulgam?

3. Viva e Deixe Viver (Live and Let Live, 2013)

O cineasta alemão Marc Pierschel vai atrás de diversos ativistas veganos e pessoas que levam esse estilo de vida com uma questão simples: por que adotá-lo? As diversas entrevistas revelam as variadas razões e propósitos do movimento vegano, além de abordar a relação humana com os animais sob uma perspectiva histórica e social. Assim, o filme traça um panorama geral sobre o veganismo e tudo que o envolve.

4. A Carne é Fraca (2005)

Produzido pelo Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida, esse documentário busca revelar tudo que está por trás do aparentemente simples ato de comer carne. Desde os impactos ambientais, até às consequências para a saúde humana e animal, o filme aborda tudo que envolve a indústria alimentícia e o que é afetado por ela.

5. Terráqueos (Earthlings, 2005)

Nesse filme, o produtor Shaun Monson defende os direitos absolutos dos animais. Ao mostrar como os seres humanos exploram os outros animais por razões econômicas, Monson busca evidenciar o quanto dependemos deles o os tratamos como inferiores, de forma injusta, cruel e incorreta.

6. O Fim da Carne (The End of Meat, 2017)

Em mais uma produção, o alemão Marc Pierschel busca revelar os impactos do consumo de carne para o planeta e a sociedade. Dessa vez, ele questiona o porquê de, mesmo com o aumento da divulgação desses dados, as pessoas continuam consumindo e amando a carne. Além de revelar esses impactos, Pierschel mostra os benefícios de adotar uma dieta vegana e discute os possíveis papéis dos animais na sociedade humana, no futuro.

7. Eating You Alive (2016)

Com a direção de Paul David Kennamer Jr., esse documentário busca os motivos pelos quais os americanos têm desenvolvido tantas doenças crônicas e fatais, no últimos anos. Ao achar uma resposta na alimentação, os produtores procuram avaliar os benefícios de uma dieta totalmente vegetal não apenas na prevenção, como, também na reversão das mais variadas doenças.