5 livros para entender o veganismo

P U B L I C I D A D E

Para quem quer entender melhor o veganismo, ou até mesmo achar mais argumentos para defender essa escolha, há bastante conteúdo cultural disponível falando sobre isso, desde vídeos no YouTube a documentários renomados. Entretanto, para quem busca um maior aprofundamento no assunto, às vezes a leitura de um livro pode ser mais interessante e acrescentar novas descobertas. Apresentamos, a seguir, 5 livros para entender melhor o veganismo.

  • Libertação Animal, de Peter Singer
    Lançado inicialmente em 1975, esse livro expõe a questão do abuso dos animais na indústria da agropecuária e nos laboratórios de testes, chamando atenção para as condições terríveis que esses seres sofrem nesses locais. A partir daí, traça alternativas para essas práticas e destitui os discursos que defendem a sua necessidade absoluta, numa defesa ética e consciente.
  • Sensível ao Cuidado: Uma Perspectiva Ética Ecofeminista, de Daniela Rosendo
    Esse livro introduz na literatura brasileira a discussão ecofeminista e debate sobre o domínio masculino sobre a natureza e a sociedade. Segundo esse pensamento, o homem sente que o seu poder na sociedade se estende ao meio ambiente e, portanto, aos animais. Portanto, ele teria o direito de explorá-los e qualquer fêmea, seja humana, seja animal, deve servi-lo. Traz uma esfera política muito importante para o veganismo.
  • A Política Sexual da Carne, de Carol J. Adams
    A ativista feminista americana Carol J. Adams traça, nesse livro, a relação entre a dominância masculina na sociedade e o ato de comer carne. Para isso, argumenta de forma sólida para mostrar como a ideia de objetificação está presente na relação masculina com a fêmea e como isso sustenta uma política sexual e alimentícia abusiva.
  • Comer Animais, de Jonathan Safran Foer
    O autor se dispõe a investigar a agricultura industrial dos Estados Unidos, ficando frente a frente com os maiores problemas da criação intensiva de aves, porcos e bois, e com a pesca em grande escala. Além dos graves problemas ambientais desencadeados por essas práticas, os três anos de pesquisas revelam que esses animais vivem em condições miseráveis de saúde, com o objetivo único de fazer as indústrias lucrarem mais que nunca.
  • Experimentação Animal: Um Obstáculo ao Avanço Científico, de Thales Tréz
    Nesse livro o autor vai além das questões éticas (embora não se desligue completamente delas) para falar sobre as desvantagens da experimentação animal para a ciência. Reúne informações de extrema relevância e desconstrói o discurso da necessidade de testes em animais para o progresso científico, de forma clara e objetiva.

P U B L I C I D A D E