Dublin é a capital com mais opções para veganos; confira as 10 mais “vegan-friendly”

(Foto: iStock, Getty Images)

A revista americana Forbes divulgou na quinta-feira (10) uma lista das 10 cidades do mundo que oferecem mais opções para veganos. Dublin, capital da Irlanda, foi considerada a cidade com maior variedade.

A lista é resultado de uma pesquisa conduzida pela empresa britânica Hayes & Jarvis, na qual foram analisadas informações do TripAdvisor sobre as 50 cidades mais visitadas do mundo. O propósito foi calcular quantos dos restaurantes registrados no site eram veganos ou ofereciam opções veganas, atendendo ao que é chamado em inglês de “vegan-friendly”.

Com mais de um quinto dos seus restaurantes atendendo a esses critérios, Dublin ocupa o primeiro lugar na lista e foi chamada de “capital vegana da cozinha mundial”. A pesquisa não apresentou dados sobre quantos dos restaurantes analisados eram completamente veganos e quantos apenas ofereciam opções, mas os restaurantes “vegan-friendly” na capital totalizam 21,2% dos estabelecimentos registrados.

Dados que evidenciam a presença vegana na Irlanda já haviam sido divulgados este ano. Em abril, o jornal Irish Independent publicou os resultados de uma pesquisa que mostrou que 37% dos irlandeses considerariam adotar o veganismo. Além disso, 70% das pessoas disseram pensar em incorporar opções vegetarianas na sua dieta. Um ponto importante é que as novas diretrizes da Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda recomendam que o consumo de alimentos de origem animal seja reduzido ou cortado durante alguns dias na semana.

Depois de Dublin, a cidade com mais opções veganas é Phuket, na Tailândia, com 20,1% de restaurantes “vegan-friendly”. Logo em seguida, vem a capital holandesa Amsterdã, com 19,8%, e a britânica Londres, com 19%. As turísticas Veneza e Florença, na Itália, ocupam as próximas posições. Na lista, não há nenhuma cidade latino-americana.

A Hayes & Jarvis também conduziu uma análise sobre a qualidade das opções veganas oferecidas, calculando as cidades que apresentavam mais restaurantes veganos avaliados com 4.5 estrelas ou mais. Nesse caso, a vencedora foi Shenzhen, na China, que apresentou boas avaliações em 91,2% dos seus restaurantes veganos.