Reprodução/Instagram

P U B L I C I D A D E

O biólogo João Paulo Krajewski, apresentador e produtor do quadro Domingão Aventura, do Domingão do Faustão, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira (7), que mostra imagens aéreas de incêndios na Amazônia. O vídeo foi feito por ele em uma reserva do rio São Benedito, no sul do Pará.

“Imagens que acabei de fazer numa área de reserva do rio São Benedito. A Amazônia queima… que sensação de impotência. As informações que recebi foram de que o fogo foi iniciado em uma fazenda próxima”, escreveu Krajewski na rede social. Ele também é apresentador das séries “Vida no Azul” e “Florestas Animais”, do Animal Planet e Discovery.

P U B L I C I D A D E

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que somente em agosto foram registrados 7,6 mil focos de queimadas no Amazonas, maior registro para esta época desde 1998. Este mês costuma ser o mais seco da região, sendo este um dos fatores pelo aumento de incêndios na região.

O desmatamento, no entanto, também é uma das causas do fogo. Segundo estudo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, a origem de 54% dos focos de incêndio na Amazônia é o desmatamento. A informação foi divulgada no dia 21 de agosto com base em informações de um novo sistema de monitoramento de queimadas no bioma feito pela Nasa.

P U B L I C I D A D E

O governo de Jair Bolsonaro já anunciou um corte de R$ 184 milhões no orçamento do Ministério do Meio Ambiente para 2021. No último dia 5, no entanto, ele foi às redes sociais para comemorar o Dia da Amazônia ao lado do ministro Ricardo Salles. Postura gerou revolta no Twitter.

P U B L I C I D A D E