Foto: Chico Ribeiro/Governo Mato Grosso

P U B L I C I D A D E

A fumaça das queimadas que ocorrem no Pantanal deve atingir estados do Sudeste ainda esta semana. De acordo com previsões do Climatempo, o fenômeno deve chegar quinta-feira (17) em São Paulo e sexta-feira (18) no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com o meteorologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro, a fumaça está se movimentando por causa de uma frente fria que se aproxima do litoral do Sudeste e muda o fluxo do vento. Com isso, é provável que o céu fique com um aspecto alaranjado em algumas cidades desses estados.

P U B L I C I D A D E

“A alteração no fluxo de vento entre a superfície e a média atmosfera (entre 10 e 100 km de altitude) cria condições favoráveis ao transporte dessa fumaça que está espalhada por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para a região Sudeste”, disse, em entrevista ao jornal O Globo.

A Polícia Federal realizou na segunda-feira (14) uma operação com dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá e Campo Grande, no Mato Grosso Sul, com o objetivo de descobrir os responsáveis pelas queimadas no Pantanal Sul, que já atingiram uma área superior a nove cidades de São Paulo.

P U B L I C I D A D E

Segundo informações do O Globo, a Operação Matáá – “fogo” no idioma guató – atinge cinco fazendeiros da região. A suspeita é que os proprietários rurais realizaram queimadas em uma espécie de “Dia do Fogo” no bioma.

P U B L I C I D A D E