Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros da Bahia

P U B L I C I D A D E

Uma área de vegetação na região da Chapada Diamantina, na Bahia, está sendo atingida por um incêndio desde a manhã de sábado (19). O fogo ainda não foi controlado e atinge territórios de pelo menos três municípios.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) divulgou as informações sobre o incêndio na tarde de segunda-feira (21). Os pontos atingidos fazem parte das cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Lençóis. Essa região é um local de atração turística, devido à presença de cachoeiras que se relacionam às nascentes de rios importantes do estado. Uma delas é a Cachoeira do Véu de Noiva, uma das mais famosas e procuradas.
O Corpo de Bombeiros afirmou que uma equipe de 30 homens está trabalhando na contenção do incêndio no local e, além disso, estão sendo utilizadas aeronaves devido à dificuldade de acesso pela vegetação densa. Além disso, carros para transporte de bombeiros e equipamentos estão sendo utilizados, por terra.
Ainda de acordo com o CBMB, o fogo se alastra com maior facilidade devido à baixa umidade na região, nesse período do ano. A causa do incêndio ainda não foi identificada, mas essa temporada é conhecida como “temporada do fogo”. Nesse período, entre agosto e dezembro, queimadas e incêndios são muitos comuns, pois as secas coincidem com o final das temporadas agrícolas. Assim, além das causas naturais que contribuem para incêndios, há as queimas de terras provocadas por agricultores com o propósito de “limpar” o solo para a próxima estação.

P U B L I C I D A D E