Duda Salabert (Foto: Lucas Ávila/Astronauta Comunicação)

Vereadora mais votada da história de Belo Horizonte, a professora Duda Salabert (PDT) havia prometido em campanha plantar uma árvore por cada voto recebido. Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (16), ela confirmou o plantio de 37.613 árvores na cidade, algo que pretende atingir através da implementação de um “plano municipal de crescimento verde” na capital de Minas Gerais.

“Me tornei a pessoa mais votada da história de Belo Horizonte. Prometi na campanha que cada voto que eu tivesse seria uma árvore que plantaria. Tenho, então, que plantar 37.613 novas árvores”, escreveu Duda no Instagram. “Pelos meus cálculos, se eu plantar uma árvore por dia, eu gastaria 103 anos para pagar essa promessa”, afirma.

Para acelerar o processo, Duda sugere um novo projeto ambiental para BH. “Política pública que irá traçar metas de arborização para a cidade e que buscará assegurar a qualidade, quantidade e distribuição das áreas verdes da cidade”, explica.

Outra iniciativa em prol do meio ambiente que a vereadora eleita pretende realizar são encontros quinzenais em praças públicas e parques para debater projetos que estão em votação na câmara. “Nesses encontros abertos à cidade, faremos oficinas de plantio e mutirões para trocas e plantios de mudas de árvores”, escreve.

Vegana há oito anos, Duda integra o Bancada Vegana, movimento que lançou 11 candidaturas femininas em diferentes cidades do país de forma a incentivar uma maior participação de mulheres veganas na política. Ativistas concorreram em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Tocantins.