Foto: sezerozger/depositphoto)

Neste ano cerca de 6,5 milhões pretendem deixar de consumir carnes e adotar uma dieta vegana, vegetariana ou apenas com peixe. É o que mostra uma pesquisa realizada pela finder.com, que ouviu 2000 adultos do Reino Unido para identificar seus hábitos alimentares. Se todas as pessoas que responderam que vão deixar de consumir carnes realmente fizerem isso ao longo de 2021, serão 26% da população britânica que não consumirão carnes (exceto peixe).

De acordo com a pesquisa, 86% da população atualmente consome carne em suas dietas. Das dietas sem carne, a dieta vegetariana é a mais comum (6%), seguida pela dieta com peixe (5%) e depois pela dieta vegana (3%). Isso significa que cerca de 7,2 milhões de britânicos adultos seguem atualmente uma dieta sem carne.

Somado com aqueles que já seguem uma dieta sem carne, o Reino Unido pode fechar 2021 com 13 milhões de britânicos (26%) vegetarianos, veganos ou “peixetarianos”. Se aqueles que planejam se livrar da carne realmente seguirem com seus planos, cerca de 1 em cada 10 pessoas no Reino Unido (11%) seguirá uma dieta vegetariana, 8% seguirá uma dieta com peixes e 7% seguirá uma dieta vegana.

Aqueles com idade entre 18 e 23 anos (geração Z) são atualmente a geração mais livre de carne. 20% da geração Z disseram que atualmente ficam sem carne por seguir uma dieta que inclui peixe, vegetariana ou vegana.

Stephen Davis, diretor da finder.com, disse ao site VegNews que parou de comer carne pela primeira vez em 2020 e que as estatísticas refletem sua jornada pessoal. “Fazia algum tempo que pensava em desistir de comer carne, mas o catalisador veio quando assisti The Game Changers na Netflix no início do ano passado”, afirmou Davis. “Fiquei surpreso e me senti compelido a parar de comer produtos de origem animal. Tenho seguido principalmente uma dieta vegana desde que parei de comer carne e houve uma melhora notável na minha saúde – também consegui perder um pouco de peso.”

Jornalista, vegetariana desde criança quando descobriu que carnes, na verdade, eram animais mortos. Cresceu ouvindo as perguntas "mas o que você come" e "como você substitui". Hoje fica muito feliz com o crescimento do veganismo. É editora do Portal Veg.