Luis Basterra (Foto: Câmara dos Deputados da Argentina)

Defensor da agricultura familiar e do meio ambiente, o vegetariano Luis Eugenio Basterra é o novo ministro da Agricultura da Argentina, empossado em dezembro pelo presidente Alberto Fernández. Uma das grandes preocupações de Basterra que deve refletir em sua gestão é a diminuição do uso de agrotóxicos. Quando deputado, Basterra apresentou duas vezes um projeto de lei sobre controle dos químicos.

O novo ministro também é conhecido por defender projetos para uma produção agropecuária autossustentável e amigável com o meio ambiente. Uma de suas bandeiras é justamente a conservação dos “recursos genéticos” como forma de preservar a biodiversidade.

O ministro também foi autor de um projeto de lei para criar um novo regime para a promoção de alimentos orgânicos. Este, no entanto, não foi aprovado na Câmara.

Como defensor da sustentabilidade, são grandes as chances de embate do novo ministro com ruralistas do país. O mal-estar no campo em relação ao governo é grande na Argentina e fazendeiros tentam marcar uma reunião com o ministro desde dezembro para tentar sensibilizá-lo sobre a situação do setor. Um dos embates é a elevação das retenções para alguns produtos como a soja e a volta do imposto para o trigo, milho, carne e outros produtos.

A Argentina é um dos países com maior consumo per capita de carne do mundo. Quando questionado sobre sua alimentação vegetariana, Basterra costuma brincar dizendo que “assim sobra mais carne para exportar”.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.