Foto: Arquivo Pessoal/ via G1

Aos 90 anos de idade, Ruth Oliveira Alves é vegetariana há 60 anos e garante que nunca teve problemas de saúde por causa da alimentação. “Religião, futebol e comida: cada um escolhe o seu”, disse, ao G1.

Ruth contou que sempre teve aversão a carne. Contudo, quando criança e na juventude, não tinha escolha, então acabava comendo mesmo assim. A decisão definitiva veio aos 29 anos, após parar de amamentar a terceira filha. “Não queria ninguém dizendo que deixei meus filhos fracos, essas bobagens”, comentou.

Ela também esclareceu que, na época em decidiu deixar de consumir carne, o hábito não era comum e a olhavam com estranheza. “Eu era diferente. Não conheci ninguém assim antes. Agora, tem vegetariano e vegano para todo lado”, disse.

Ruth também não consome outros produtos que têm origem animal, como gelatina. Ela confirma os componentes dos alimentos que compra no supermercado, e deixa de consumir artigos como macarrão instantâneo, por exemplo, que “pode conter resquícios de crustáceos”.

Apesar disso, os três filhos de Ruth não foram criados seguindo uma dieta de base vegetal. “Eu sempre fiz a comida deles, só não experimentava. Fazia de tudo: carne assada, peixe, frango. Hoje, apenas um deles é vegetariano também”, continuou.

Ruth também garante que está saudável e lúcida, e que a dieta sem carne a faz comer alimentos mais variados. “A única coisa que preciso tomar é vitamina, para repor, por conta da idade. Eu estou muito bem. Estou há 60 anos sem comer carne e estou aqui inteira”.

Estudante de Jornalismo na ECA-USP e estagiária na Redação do Portal Veg.