Foto: Reprodução

O ativista de nove anos conhecido como Vegan Evan está desafiando o presidente estadunidense Donald Trump a seguir um estilo de vida vegano durante o mês de janeiro. Em troca, a organização Million Dollar Vegan doará um milhão de dólares para veteranos de guerra americanos.

Evan é presidente do grupo Animal Hero Kids e embaixador da Million Dollar Vegan e está liderando a campanha. “Eu sempre quis pedir ao presidente que fosse vegano, então, quando essa oportunidade surgisse, eu queria assumir a liderança”, disse ao portal VegNews.

Segundo ele, traçar o caminho para o veganismo é uma maneira de o país crescer e comprovar a sua grandeza: “Eu amo meu país e quero que seja o melhor. Quero ver a América liderando o caminho para nos tornar um mundo saudável, onde todos possam ser saudáveis ​​e viver a vida que merecem”.

A campanha está sendo apoiada por autoridades médicas reconhecidas nos Estados Unidos. De acordo com uma carta escrita por Evan ao presidente, publicada no New York Times, gastos com saúde e perda de produtividade no país devido a AVCs e doenças cardiovasculares já ultrapassam os 329 bilhões de dólares. “Não é de admirar que tantos profissionais de saúde de ponta apoiem ​​nossa campanha!”, escreve. Estudos comprovam que dietas vegetarianas podem ajudar a combater a incidência dessas doenças e de outros problemas crônicos, como diabetes.

O desafio já foi lançado anteriormente ao Papa Francisco, que abençoou a campanha. Contudo, não se sabe se ele cumpriu com o desafio. O veterano de guerra Bill Muir apoia a campanha: “Se nossa nação fosse vegana e usasse nosso ‘grande poder’ para o bem, faríamos três coisas: mostraríamos ao mundo que os EUA podem novamente liderar pelo exemplo, enfrentando as mudanças climáticas de frente e não se escondendo; reduziríamos os custos de saúde em todo o país e as mortes evitáveis, curando problemas de saúde como doenças cardíacas, obesidade e diabetes; e demonstraríamos que os EUA são uma nação compassiva cuidando de todas as criaturas, até o mais vulnerável dos animais. A escolha é nossa e a hora de agir é agora!”.