Bela Gil (Foto: Carolina Ferronato/Divulgação)

A apresentadora e ativista ambiental Bela Gil afirmou, em entrevista à revista Marie Claire, que vê com esperança as mudanças na relação das pessoas com o meio ambiente após a pandemia do coronavírus. Para ela, esse período de isolamento social serviu para “abrir o olhar” em relação aos hábitos de consumo e descarte de lixo.

“A pandemia abriu uma janela para muitas pessoas que não tinham esse olhar detalhado sobre o que consomem ou descartam. A pandemia mostrou como as nossas escolhas individuais impactam no coletivo”, afirma.

“Algo acontece na China (ou em outro ponto) e o mundo para. Nós interagimos muito mais do que imaginamos e o comportamento individual parece pouco, mas é parte desse todo. Então, fazer a sua parte, é sim mudar um pouco do todo. Já é alguma coisa”, completa a ativista.

Bela ganhou destaque pelas dicas de alimentação saudável e ativismo em torno do ambiente, mas agora ela se prepara para um novo passo – desta vez, em direção à moda. Ela acaba de lançar uma coleção de acessórios em parceria com a Insecta Shoes, marca de sapatos veganos.

“A moda para mim, como consumidora, tem esse papel: tem que ser bonita e ter um sentido social e ambiental verdadeiro”, afirma Bela.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.