Pesquisa tem o objetivo de desenvolver novos produtos veganos. Na foto, pasta vegana criada e aprovada pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFPB. Foto: Cecília Thays Monteiro

Pesquisadores do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam questionário on-line para analisar o mercado de consumo e auxiliar no desenvolvimento de produtos veganos. O objetivo é desenvolver novos produtos veganos para serem aceitos e atestados pelo mercado consumidor.

“O questionário tem o intuito principal de compreender o perfil de consumidores veganos. As perguntas buscam identificar quais ingredientes mais utilizados durante a elaboração caseira de pratos prontos”, diz Cecília Thays Monteiro, que desenvolve a pesquisa junto com os professores Ricardo Targino e Katharina Sassi.

“Queremos saber em relação à expectativa de um produto vegano, quais os principais produtos e a frequência de compra deles no supermercado e em restaurantes. Entender qual o produto vegano mais consumido atualmente e verificar se a maioria das pessoas consomem pastas veganas. Assim desenvolveremos estudos de intenção de compra”, explica. “Já fizemos pastas veganas e tivemos um público selecionado para avaliar, apenas para fins de estudos.”

A pesquisa on-line contém 19 perguntas e possui perguntas como “que ingrediente não pode faltar em um produto vegano tipo hamburguer?”, “você economizou ao adaptar sua alimentação para o veganismo?” e “Qual motivo o levou a ter este tipo de alimentação?”.  Segundo Cecília, o estudo permitirá “uma melhor assertividade em relação às preferências sensoriais e conhecer melhor as especiarias mais usadas durante a preparação dos produtos”.

*Com informações da Ascom/UFPB

Redação
Direto da Redação do Portal Veg.