Início Comida Pesquisadores querem entender quais são as preferências do consumidor vegano

Pesquisadores querem entender quais são as preferências do consumidor vegano

Estudo desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba identifica ingredientes mais utilizados e as expectativas em relação aos produtos

Pesquisa tem o objetivo de desenvolver novos produtos veganos. Na foto, pasta vegana criada e aprovada pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFPB. Foto: Cecília Thays Monteiro

Pesquisadores do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam questionário on-line para analisar o mercado de consumo e auxiliar no desenvolvimento de produtos veganos. O objetivo é desenvolver novos produtos veganos para serem aceitos e atestados pelo mercado consumidor.

“O questionário tem o intuito principal de compreender o perfil de consumidores veganos. As perguntas buscam identificar quais ingredientes mais utilizados durante a elaboração caseira de pratos prontos”, diz Cecília Thays Monteiro, que desenvolve a pesquisa junto com os professores Ricardo Targino e Katharina Sassi.

“Queremos saber em relação à expectativa de um produto vegano, quais os principais produtos e a frequência de compra deles no supermercado e em restaurantes. Entender qual o produto vegano mais consumido atualmente e verificar se a maioria das pessoas consomem pastas veganas. Assim desenvolveremos estudos de intenção de compra”, explica. “Já fizemos pastas veganas e tivemos um público selecionado para avaliar, apenas para fins de estudos.”

A pesquisa on-line contém 19 perguntas e possui perguntas como “que ingrediente não pode faltar em um produto vegano tipo hamburguer?”, “você economizou ao adaptar sua alimentação para o veganismo?” e “Qual motivo o levou a ter este tipo de alimentação?”.  Segundo Cecília, o estudo permitirá “uma melhor assertividade em relação às preferências sensoriais e conhecer melhor as especiarias mais usadas durante a preparação dos produtos”.

*Com informações da Ascom/UFPB

Sair da versão mobile