Bill Gates (Divulgação)

O fundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou em seu blog “Gates Notes” nesta terça-feira (11) que a mudança climática pode ser ainda pior do que a atual pandemia do coronavírus. Para ele, as mortes e recessão econômica serão tão intensas no contexto de crise ambiental quanto é hoje na pandemia.

“Por mais terrível que seja essa pandemia, a mudança climática poderia ser pior”, afirma o bilionário. Ele diz ainda que, para entender os danos de uma mudança climática, é necessário imaginar os efeitos do coronavírus por um período maior. 

“Se você quiser entender o tipo de dano que a mudança climática irá infligir, olhe para Covid-19 e espalhe a dor por um período de tempo muito mais longo. A perda de vidas e a miséria econômica causada por esta pandemia estão no mesmo nível do que acontecerá regularmente se não eliminarmos as emissões de carbono do mundo”, diz.

De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, este ano, o planeta deverá emitir 47 bilhões de toneladas de carbono, correspondendo a mais de 600 mil mortes. “O que é notável não é quanta emissão diminuirá por causa da pandemia, mas quão pouco”, escreve o bilionário.