Reprodução/ Wikimedia Commons

Quatro leões do zoológico de Barcelona, na Espanha, testaram positivo para Covid-19. A informação foi confirmada por autoridades veterinárias do país nesta terça-feira (8). As três fêmeas Zala, Nima e Run Run, assim como o macho Kiumbe, foram testados após apresentarem sintomas leves da doença.

Este é o segundo caso conhecido em que grandes felinos contraíram coronavírus. Além dos animais, dois funcionários do zoológico também foram contaminados por Covid-19 no mês passado. O zoológico, no entanto, permanece aberto para visitação.

O Serviço Veterinário de Barcelona entrou em contato com o Zoológico do Bronx, em Nova York, onde tigres e leões também se contaminaram com o vírus. Todos os animais estão recuperados.

“O zoológico contatou especialistas internacionais, como o Serviço Veterinário do Zoológico do Bronx, o único que documentou casos de infecção por Sars-CoV-2 em felinos”, disse o zoológico de Barcelona em um comunicado.

“Os leões receberam cuidados veterinários para sua condição clínica branda — semelhante a uma gripe muito leve — por meio de tratamento anti-inflamatório e monitoramento, e os animais responderam bem”, completou.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.