Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra três onças pintadas mortas e o autor do assassinato. O vídeo ajudou a polícia a chegar até uma propriedade em Cocalinho, município a 850 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. O homem que aparece no vídeo, apelidado de “Carrapicho”, não teve seu nome revelado e não foi localizado até o momento.

O vídeo é narrado por uma mulher que mostra os corpos numa caminhonete e apresenta um homem como autor do crime, em tom de comemoração. “Olha isso, três onças pintadas, que o Rapicho acabou de matar”, diz a mulher. “Carrapicho” é apresentado como matador de onça e há imagens dele no vídeo.

As informações que circulam junto ao vídeo indicam que o crime ocorreu em uma região próxima do Rio das Mortes, no município de Cocalinho, no Mato Grosso. Não é possível identificar o sexo e idade dos animais, mas suspeita-se de que sejam uma mãe com dois filhos jovens.

A Polícia Civil disse ao portal O Eco que não houve registro de crime ambiental, mas que está tomando as providências para apurar a situação, após receber as imagens. “O delegado responsável pela unidade, Valmon Pereira da Silva, determinou a realização de diligências com o fim de apurar a veracidade do vídeo e se o caso realmente aconteceu no município. O trabalho de apuração está na fase inicial e por enquanto ainda não há informações relevantes sobre o caso”.

O Ibama não se posicionou sobre o assunto. A onça pintada é um animal considerado em risco de extinção, sendo a caça e a perda de habitat os principais motivos.