Carla Zambelli é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A ativista pelos direitos dos animais Luisa Mell divulgou um áudio atribuído à deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, onde a parlamentar diz que está segurando “com todas as suas forças” a tramitação do Projeto de Lei 6054/2019, de autoria de Ricardo Izar (PSD-SP).

“Para quem não entende como o Brasil funciona: Carla Zambelli, deputada da tropa de choque de Bolsonaro, confessa em áudio que está fazendo de tudo para atrapalhar a aprovação de um dos projetos de lei mais importantes hoje, a favor dos animais”, diz Luisa Mell.

O PL 6054 busca “estabelecer regime jurídico especial para os animais domésticos e silvestres”. “Com o fim de afastar a ideia utilitarista dos animais e com o objetivo de reconhecer que os animais são seres sencientes, que sentem dor, emoção, e que se diferem do ser humano apenas nos critérios de racionalidade e comunicação verbal, o projeto outorga classificação jurídica específica aos animais, que passam a ser sujeitos de direitos despersonificados”, afirma a justificativa do projeto.

O áudio de Zambelli é endereçado ao biólogo e apresentador Richard Rasmussen, que acumula multas ambientais e é acusado de maus tratos. Em setembro do ano passado ele foi denunciado pelo Conselho Regional de Biologia por perturbar jacarés no Pantanal. O presidente Jair Bolsonaro escolheu Rasmussen para ser embaixador do turismo do Brasil.

“Direto do seu posto de presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carla Zambelli pede ajuda ao biólogo que já foi multado pelo Ibama por maus tratos a animais contra o projeto, solicitando que ele ative seu exército de exploradores de animais contra o PL que apenas quer dar direitos aos animais e não os tratar como coisas, como é hoje”, dispara Mell. “Independentemente de sua posição política, é no mínimo canalhice que a presidente da Comissão de Meio Ambiente peça ajuda contra um projeto de lei a favor do meio ambiente.”

No áudio, Zambelli afirma: “Estou segurando com todas as minhas forças a questão de natureza jurídica para os animais. Eu preciso de ajuda do pessoal dos pets. Se você puder por favor entra em contato com aquele pessoal que você me apresentou, dá o telefone do Darcio [Bracarense, técnico CNE09 da CMADS] e pede pra eles apresentarem todos os argumentos porque o Ricardo Izar [autor do PL 6054/2019] está me detonando nas redes sociais. Eu preciso da ajuda desse pessoal porque eu estou segurando sozinha [a tramitação do PL] sozinha, sozinha”.

Segundo Izar, na justificativa do PL, “para o reconhecimento pleno dos direitos dos animais há de se repensar e refletir sobre as relações humanas com o meio ambiente. O movimento de ‘descoisificação’ dos animais requer um esforço de toda a sociedade, visto que, eles próprios não podem exigir sua libertação. Como seres conscientes, temos não só o dever de respeitar todas as formas de vida, como o de tomar providências para evitar o sofrimento de outros seres”.

Confira o áudio abaixo:

Leia também: Israel é o primeiro país a proibir venda de peles de animais