Imagem: Mayke Toscano/Secom-MT

O governo estadual do Mato Grosso informou que um incêndio na cidade de Poconé, município a 100 km de Cuiabá, atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, local conhecido por abrigar a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

Na manhã de terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros enviou mais duas equipes para atuar no combate às queimadas, que dura mais de 40 dias na região. Segundo informações do UOL, o governo do Mato Grosso tem priorizado a proteção de regiões de pousadas e fazendas.

Cerca de 1,7 milhão de hectares já foram destruídos no estado por causa de incêndios florestais. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou quase 25 mil focos de calor só no estado. É o maior número em dez anos.

Uma das principais causas para o fogo na região é o desmatamento, mas a vegetação seca e o calor potencializam o surgimento de focos de incêndio no estado. Há incêndios de grandes proporções no Parque Indígena do Xingu, que fica na região Amazônica, no Pantanal e no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que está dentro do Cerrado.

Direto da Redação do Portal Veg.