A ativista vegana Luisa Mell se juntou à divisão brasileira da ONG Mercy For Animals para divulgar e pedir apoio à proibição da exportação de animais vivos. A campanha pede assinaturas para uma petição em defesa do PL 357/2018, em tramitação no Senado. O projeto prevê a proibição da exportação de animais vivos pelo Brasil. Segundo a ONG, nos navios de exportação os animais vivem em condições deploráveis de higiene e maus-tratos, sendo confinados em espaços muito pequenos e obrigados a deitar nas suas próprias fezes.

O vídeo, narrado por Luisa, mostra imagens de bois no processo de exportação em uma série de viagens, e péssimas condições. As filmagens denunciam, por exemplo, que, ao chegarem ao destino, animais doentes e debilitados são amarrados pelas patas de forma agressiva e guinchados de cima do navio.

Boa parte dos bois são encaminhados para o Oriente Médio, onde são levados para abatedouros que aplicam métodos lentos e dolorosos de abate. Muitos animais que aparecem no vídeo sendo mortos e mal tratados são de responsabilidade da empresa brasileira Minerva Foods, uma das maiores exportadoras de animais do país.