Foto: Freepik

Veterinários na Índia retiraram 71 quilos de plástico, pregos e lixo do estômago de uma vaca prenha. A cirurgia durou quatro horas, mas o animal e seu filhote não resistiram. A vaca foi resgatada após um acidente de trânsito no final de fevereiro por uma ONG de proteção animal.

Os veterinários também tentaram fazer um parto prematuro, mas o filhote não tinha espaço suficiente pra crescer na barriga da mãe e acabou morrendo. A vaca também morreu três dias depois.

“Nos últimos 13 anos operamos muitas vacas, touros, tiramos coisas do estômago, mas este último caso foi o recorde pra nós de 70 a 80 quilos”, afirma Ravi Dubey, presidente do abrigo.

“Nós humanos comemos comida boa, mas negligenciamos os animais e jogamos plástico e lixo por aí. As vacas, o gado e os animais perdidos comem e todo o lixo fica preso no estômago e a principal causa disso é esse processo”, completou Dubey. A informação é do portal O Tempo.

Estima-se que cerca de cinco milhões de vacas vagueiam pelas cidades indianas. No país, de maioria hindu, o animal é reverenciado. Muitas vacas, no entanto, acabam comendo pilhas de plástico e lixo acumulados nas ruas.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.