Foto: Eduardo Matysiak

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná identificou que dois cachorros testaram positivo para o coronavírus em Curitiba. Segundo Alexander Biondo, coordenador da pesquisa, apesar do resultado, nada indica que os animais desenvolvem a doença ou transmitam Covid-19 a humanos.

Em entrevista a jornalista Renata Nicolli Nasrala, do site Ricmais, Biondo afirmou que “os animais podem se infectar pelo vírus Sars-Cov-2 mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores”. De acordo com ele, os cães são os primeiros no Brasil a apresentarem teste positivo para a Covid-19 confirmados pelo projeto desenvolvido na universidade nas seguintes cidades: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT), onde um gato foi confirmado com a doença com a ajuda da iniciativa.

Um dos cães foi um macho adulto da raça Bulldog Francês cujo tutor testou positivo e o outro é um cachorro macho adulto sem raça definida, que a tutora também positivou para coronavírus.

Direto da Redação do Portal Veg.