Os parques e praças são alguns dos pontos preferidos por moradores e turistas nas grandes cidades do Brasil. O aplicativo Natu – Contos das Árvores pretende deixar esses passeios mais interessantes e enriquecedores. Com o app, é possível ouvir histórias das árvores em parques de São Paulo, Rio de Janeiro e Uberaba.

Idealizado por Fernanda Coelho, o sistema funciona a partir de localização geográfica e com espécies de árvore selecionadas. O app funciona a partir da escolha de um parque e de uma espécie, e indica onde uma árvore desse tipo pode ser encontrada. Com a aproximação, surge uma animação na tela que estimula o visitante a conhecer a árvore que procura ouvir. Depois, basta sentar e ouvir a história narrada pelo aplicativo.

Os contos foram escritos por autores como João Anzanello, Índigo, Tiago de Melo Andrade, Claudio Fragrata e Andréa Pelagagi. Já a narração é feita por nomes famosos da música brasileira: Tiê, Ney Matogrosso, Mart’nalia, Lenine e Fernanda Takai estão no projeto.
Também é possível consultar a biblioteca do aplicativo, com informações fornecidas pelo botânico Antônio Campos Rocha Neto. Lá, há detalhes técnicos de todas as espécies catalogadas.

Segundo Fernanda Coelho, a ideia veio durante um passeio com um amigo, quando a ocorreu: “e se as árvores também tivessem histórias para contar?”. Ela se dedica ao projeto desde 2013 e , agora, organiza uma arrecadação para disponibilizar o app em sistemas Android (hoje existe apenas para IOS) e fazer melhorias.