Foto: Cristino Martins/ Arquivo/ Ag. Pará

Relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado nesta quarta-feira (22), revelou que o Brasil é o país que mais perdeu áreas de floresta na última década. Na sequência, estão a República Democrática do Congo, Indonésia e Angola.

Segundo a organização, o Brasil perdeu 1,5 mil km² de floresta por ano desde 2010 até 2020. Entre 1990 e 2000, a perda estimada foi de 3,78 mil km² e, entre 2000 e 2010, 3,95 mil km².

Um artigo científico publicado na revista Land Use Policy revelou que o Maranhão, por exemplo, já perdeu 76% das florestas original e um quarto da vegetação florestal remanescente. Os principais motivos para o desmatamento são incêndios criminosos ou atividade ilegal da madeira.

No Maranhão está localizada a parte da Amazônia chamada Zona Bragantina, que compreende o oeste do estado e o norte do Pará. A área integra a chamada de Amazônia Legal, constituída pelo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão.