Reprodução

Uma cidade na Finlândia vai oferecer prêmios, como passagens de ônibus e alimentos, aos moradores que diminuírem o uso do carro. O projeto “CitiCap” foi fundado pela União Europeia como forma de estimular estilos de vida com baixo teor de carbono.

A iniciativa ainda vai oferecer aos residentes de Lahti, na Finlândia, o rastreamento de suas emissões de carbono durante as viagens, graças a um aplicativo que detecta se estão viajando de carro, transporte público, a pé, ou de bicicleta.

Com isso, os moradores que consumirem menos do que a “cota de carbono” atribuída por semana recebem “euros virtuais”, que podem ser trocados por ingressos para piscina, passagens de ônibus, ou por uma fatia de bolo e um café em um estabelecimento da cidade.

“Lahti ainda é uma cidade muito dependente do carro. Nossa meta é que, até 2030, mais de 50% de todas as viagens sejam feitas em meios de transporte sustentáveis”, disse à AFP a responsável pelo projeto, Anna Huttunen. Atualmente, 44% das viagens na cidade são consideradas “sustentáveis”.

O aplicativo do CitiCap desafia os cidadãos a reduzirem suas emissões em 25%, o que equivale a substituir 20 km de carro pelo correspondente em transporte público ou bicicleta.