Reprodução

Relatório do Global Forest Watch, organização que mantém uma plataforma online para monitorar florestas pelo mundo, detectou que o Brasil perdeu cerca de 13.610 km² de floresta tropical virgem apenas no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Entre janeiro e dezembro de 2019, o país foi responsável por desmatar um terço das florestas virgens no mundo.

As florestas virgens são aquelas que ainda estão em seu estado original, ou seja, não foram afetadas pela ação humana. Por serem originais, essas florestas concentram mais diversidade de espécies, armazenam mais carbono e são consideradas essenciais no combate à mudança climática.

O estudo também aponta que, no Brasil, 95% da perda ocorreu na Amazônia. As principais razões da perda são, segundo analistas, a criação de pastos, especulação de terra e incêndios.

O Global Forest Watch utiliza dados do monitoramento por satélite feito pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, em parceria com o Google, a Nasa e o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Com informações do G1.

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.