A empresa norte-americana Beyond Meat acaba de anunciar a estreia de seus produtos no mercado brasileiro. As carnes vegetais, ou plant based, começaram a ser vendidas, por enquanto, apenas em 19 lojas na rede de supermercados St. Marché, na cidade de São Paulo. Trata-se de um mercado voltado ao público com maior poder aquisitivo da capital.

“Nossa entrada no mercado brasileiro marca um passo importante para promover nossa missão de aumentar a acessibilidade à carne de origem vegetal em todo o mundo”, afirmou Ethan Brown, CEO da Beyond Meat, em comunicado para a imprensa. “Como o terceiro maior mercado do mundo em termos de consumo de carne animal, o Brasil oferece uma oportunidade significativa para a adoção de carne à base de plantas.”

Por enquanto, estão à venda quatro produtos da empresa: hambúrgueres, carne moída e dois tipos diferentes de ‘sausage’, espécie de linguiça que é tradicionalmente feita com carne bovina nos Estados Unidos. 

Quem quiser saborear esses alimentos vai ter que pagar um preço salgado. De acordo com o Link, do Estadão, a caixa com dois hambúrgueres custa R$ 65,99 e a carne moída (em um pacote de menos de 500g) custa R$ 99,90.

Conhecidos como foodtechs, esses alimentos trazem por trás um desenvolvimento tecnológico já que são invenções para se aproximarem da textura e sabor da carne. No Brasil, temos a empresa Fazenda do Futuro que se dedica a esses produtos e a linha Incrível, da Seara.

Beyond Meat expande mercado mundial

Segundo o VegNews, em abril, a Beyond Meat deu um passo marcante em sua expansão global com sua entrada na China em 4.200 lojas da Starbucks, que passaram a oferecer produtos com a Beyond Beef, além de itens com a marca de leite vegano Oatly e a marca de carne vegana baseada em Hong Kong OmniPork. Em junho, lojas da Pizza Hut, Taco Bell e KFC na China (marcas operadas pela Yum China Holdings) adicionaram o Beyond Burger em seus menus por um tempo limitado para testar com os consumidores.

Nos Estados Unidos, a Beyond Meat fortaleceu sua parceria com a KFC nesta semana com a expansão dos nuggets baseados em plantas da Beyond Fried Chicken para mais de 50 locais no sul da Califórnia por um tempo limitado.

Dri Delorenzo
Jornalista, vegetariana desde criança quando descobriu que carnes, na verdade, eram animais mortos. Cresceu ouvindo as perguntas "mas o que você come" e "como você substitui". Hoje fica muito feliz com o crescimento do veganismo. É editora do Portal Veg.