“Você comeria o seu shampoo ou condicionador? Eu uso meu shampoo para fazer bolos e meu condicionador para temperar saladas”, conta a fotógrafa e “food stylist” vegana, Juliana Palma. Conhecida como “Palma Vegan” nas redes, Juliana estreou seu primeiro vídeo no YouTube em dezembro do ano passado explicando que a higiene dos cabelos pode ser vegana, barata, ecológica e saudável.

No vídeo, Palma explica que para lavar seus cabelos, utiliza apenas três ingredientes: bicarbonato, vinagre e água. “Os shampoos convencionais e mesmo os que se vendem como naturais ou ‘low poo’ são detergentes que tiram todos os óleos naturais e essenciais ao nosso coro cabeludo e que servem para proteger e hidratar nossos fios”, conta.

“Quando lavamos todas essas substâncias tóxicas dos nossos cabelos, você já se perguntou para onde elas vão? Ralo abaixo, chegam em rios e mares, contaminando ambientes aquáticos e destruindo biomas”, continua. “Os piores efeitos dessa contaminação são sentidos pelos animais”.

Depois que se convenceu de que os cosméticos de farmácia não eram a opção mais viável ecologicamente, Palma decidiu aderir ao “no poo”, que é justamente o método de lavar os cabelos sem o uso de shampoos convencionais.

Em entrevista ao Portal Veg, Juliana diz que desenvolveu a técnica a partir do que aprendeu em outros canais do YouTube. “Funciona para qualquer tipo de cabelo, o bicarbonato limpa e o vinagre condiciona. É claro que a pessoa tem que ter paciência para entender a quantidade ideal para seu tipo de fio, mas o legal é que o processo também traz essa consciência capilar”, diz.

“Você vai economizar dinheiro e vai deixar de passar produtos tóxicos no corpo, como sulfatos e parabenos. Deixa tudo mais simples”, acrescentou a youtuber.

Confira:

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.