Reprodução/Instagram @Mikiodo

Movimentos sociais e organizações associadas ao veganismo inauguraram no início deste mês, em Nova York, uma geladeira comunitária para distribuição gratuita de alimentos sem origem animal. O público-alvo são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade durante a pandemia da Covid-19.

A iniciativa, nomeada de Overthrow Community Fridge, é resultado de uma parceria entre a ONG Chilis On Wheels, Overthrow New York, Artists Athletes Activists, Hip Hop Is Green e Vegan Activist Alliance.

Segundo informações do VegNews, o refrigerador comunitário é abastecido todos os dias com produtos frescos e alimentos como feijão, legumes, arroz e massas. O projeto também oferece produtos enlatados à base de plantas, roupas veganas, produtos de higiene e livros relacionados ao veganismo.

A iniciativa foi idealizada por Eloísa Trinidad, diretora executiva da Chilis On Wheels New York. “Não há apenas uma pandemia de Covid-19, mas também a pandemia de fome e doenças crônicas”, disse ao portal.

“A cidade e as organizações de justiça alimentar não estavam considerando a saúde da comunidade ou oferecendo opções para veganos ou aqueles que simplesmente querem se alimentar de forma mais saudável. Eles estavam acumulando todos os recursos e financiamento, embora não incluíssem a comunidade na conversa, apesar [da demanda por] mais alimentos vegetais. Eles também não estavam considerando as condições preexistentes que podem aumentar a taxa de mortalidade por Covid-19, [condições] que são aumentadas pelo consumo de animais”, completou.

A geladeira comunitária vegana está à disposição da população todos os dias na 9 Bleecker Street.

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.