John Innes Centre (Reprodução)

O John Innes Centre, um centro de pesquisas científicas da Inglaterra, anunciou que abrirá um programa de doutorado (P.h.D) de pesquisas sobre as influências de dietas veganas na prevenção da incidência de doenças crônicas.

O programa “Edesia: Plantas, Comida e Saúde” foi nomeado em homenagem à deusa romana Edesia, que faz referência às coisas boas que vêm das nossas dietas. O programa é reflexo da grande quantidade de evidências que vêm surgindo em relação à diminuição de determinadas doenças em pessoas que adotam dietas veganas.

Edesia será um programa multidisciplinar e é uma parceria com o Norwich Reasearch Park e a Universidade de East Anglia, dos Estados Unidos.

O professor Ian Clark, diretor do programa, declarou que “os maiores gastos do sistema nacional de saúde são por causa de dietas ruins e doenças relacionadas à alimentação, custando cerca de 5,8 bilhões de libras por ano”. Pesquisas indicam que quase metade dos problemas de saúde registrados hoje em dia poderiam ser prevenidos com mudanças na dieta.

As relações entre dietas veganas e uma melhor saúde tem sido bastante investigada, inclusive em filmes como “Eating You Alive” e “What The Health”. Entretanto, não há muitas evidências científicas registradas. Essa, portanto, será uma contribuição importante do programa.