Foto: Reprodução/Facebook

A província italiana Gorizia, localizada na fronteira com a Eslovênia, possui uma rua em homenagem aos vegetarianos. Trata-se de única rua na Itália dedicada às pessoas que não se alimentam de carnes. Neste ano, a homenagem completa dez anos.

Segundo informações da Gazeta do Povo, a ideia partiu de alguns vereadores que decidiram nomear o logradouro em homenagem à sede da companhia italiana Biolab, fornecedora de produtos para a alimentação vegana e vegetariana. A empresa funciona no local desde 1991.

“Quando nossos clientes e fornecedores controlam o endereço, muitas vezes pensam que é uma brincadeira”, conta Massimo Santinelli, proprietário da Biolab, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

Em 2010, um ano antes da homenagem aos vegetarianos, Massimo foi responsável por sediar um festival de culinária vegetariana em Gorizia. “Pensei que ninguém viesse… acabamos recebendo mais de 5 mil pessoas e o evento até hoje é um sucesso”, conta o empresário.

Segundo pesquisa Eurispes, realizada no ano passado, 6,7% dos italianos se consideravam vegetarianos. O número de veganos é ainda mais expressivo: 8,7% disseram não consumir ou usar nada de origem animal.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.