Foto: Agência Brasil

Pesquisa da Mintel, empresa especializada em pesquisa de mercado, mostra que, em apenas quatro anos, a oferta de produtos veganos no Brasil cresceu 677%. Dessa forma, o País hoje é o sexto no mundo que mais tem lançado produtos sem livres de ingredientes e crueldade animal. O levantamento foi feito entre 2014 e 2018.

Para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no entanto, mesmo com esse crescimento, a oferta de produtos veganos no Brasil ainda não supre totalmente a demanda da população. Uma das principais queixas é o valor alto dos produtos veganos quando comparados com os que têm origem animal.

Em sua última pesquisa realizada sobre esse mercado, o Ibope revelou que 60% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se custassem o mesmo que produtos com ingredientes de origem animal. Dessa forma, o maior desafio do setor atualmente é encontrar meios de oferecer preços mais competitivos.

O aumento da oferta de produtos acompanha uma tendência nacional com relação ao crescimento de vegetarianos. Em 2018, outra pesquisa do Ibope revelou que 14% da população brasileira se declara vegetariana, o que corresponde a 30 milhões de pessoas.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.