Churrascaria Picanha's Grill Veg (Foto: Picanha's Grill/Divulgação)

Vegetariana há quase 30 anos, Zelinda Lima transformou a churrascaria que administrava junto com o marido, Evandro Rodrigues dos Santos, em um restaurante totalmente vegano. Com isso, o Picanha’s Grill, localizado em Porto Alegre, passou a ser o Picanha’s Grill Veg.

“Para mim a igualdade de vida tanto faz para mim, o bicho, ou eu. E para mim o mais difícil foi isso quando eu vim trabalhar aqui. Eu chorei muito. E só de falar já me emociono. Então, para mim foi muito gratificante”, conta Zelinda, em entrevista ao G1.

“Sou vegetariana há quase 30 anos, conheci o vegetarianismo através da filosofia Hare Krishna, mas me casei com uma pessoa carnívora. E quando casamos, ele estava montando o restaurante. Eu tive que vir junto, com a proposta que eu faria alguma coisa para mudar. Gostaria muito de fazer uma coisa para mim”, continuou.

De acordo com Zelinda, as mudanças foram sendo realizadas aos poucos. Conforme conta, o público do bairro onde o Picanha’s Grill Veg está localizado é composto por muitos trabalhadores de fábrica e que têm o costume de comer carne.

“Muitos nem conheciam o veganismo. Então eu fui introduzindo aos poucos para não assustar trocar tudo de uma vez. Sentamos e conversamos, e a partir do dia 1º agora que passou, mudou definitivamente para tudo vegano”, afirma.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.