Divulgação

O restaurante Eleven Madison Park, de Nova York, premiado com três estrelas Michelin, vai reabrir no mês que vem com um menu totalmente vegano. Alguns pratos clássicos do estabelecimento, como o pato assado com ameixa, deixará de existir. O anúncio foi feito na segunda-feira (3) nas redes sociais.

“Estou animado em compartilhar que tomamos a decisão de servir um menu à base de plantas, no qual não usamos nenhum produto de origem animal – todos os pratos são feitos de vegetais, tanto da terra quanto do mar, e também frutas, legumes, fungos, grãos e muito mais”, escreveu o chef e proprietário Daniel Humm, em um comunicado no site do restaurante.

A mudança reflete uma tendência crescente na indústria de alimentos, quando cada vez mais restaurantes escolhem adotar ingredientes e práticas mais sustentáveis.

Humm já havia declarado anteriormente que acredita que o futuro dos restaurantes é vegano. Em uma entrevista para o jornal NPR, o proprietário do Eleven Madison Park disse que a maneira como as pessoas comem carne “não é sustentável”.

“É hora de redefinir o luxo como uma experiência que serve a um propósito maior e mantém uma conexão genuína com o meio ambiente”, escreveu ele no site do restaurante.

“A experiência de um restaurante é muito mais do que está no prato. Estamos entusiasmados em compartilhar as possibilidades incríveis da culinária à base de plantas, enquanto aprofundamos nossa conexão com nossas casas: nossa cidade e nosso planeta”. O Eleven Madison Park deve reabrir em 10 de junho para jantares.

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.