(Foto: Divulgação)

A iniciativa global Veganuary que incentiva pessoas a experimentarem o veganismo no mês de janeiro bateu recorde neste ano. Em 2022 foram recebidas 600 mil inscrições de interessados. No ano passado, haviam sido 582 mil inscritos. “Assim, Veganuary 2022 torna-se a maior edição do desafio internacional que desde a sua primeira edição, em 2014, bateu recentemente a marca de 2 milhões de inscritos“, dizem os organizadores.

Neste ano a campanha contou com o apoio de figuras internacionais como a tenista Venus Williams, a primatóloga Jane Goodall e o recém-eleito prefeito de Nova York, Eric Evans, teve o cantor da banda Sepultura, Derrick Green, e a ativista Luisa Mell como embaixadores oficiais. Outros artistas brasileiros também apoiaram a iniciativa, como o ator Mateus Solano, o músico KL Jay, dos Racionais, Jean Wyllys, o escritor André Carvalhal e a atriz Lucélia Santos.

“Cada dia que passa mais e mais pessoas se conscientizam da importância do veganismo, em relação aos animais, em relação ao meio ambiente, mas muita gente não tem ideia por onde começar, por isso eu aceitei ser embaixadora Veganuary, para ajudar as pessoas a fazer essa transformação o mais rápido possível. Pela saúde, pelos animais, pelo planeta”, conta Luisa Mell.

A missão de Veganuary, que consiste em fornecer aos participantes receitas fáceis, planos de refeições e aconselhamento para fazer uma transição simples para uma dieta vegana, motivada quer seja pelo impacto positivo deste tipo de alimentação nos animais, pelo meio ambiente ou pela própria saúde.

Mauricio Serrano, diretor de Veganuary na América Latina, comemorou o marco histórico alcançado pela organização. “Bater um novo recorde de inscrições e ainda com destaque da participação dos países latino-americanos entre os mais ativos em nossa campanha global por um janeiro vegano, é o reflexo de uma mudança global que está sendo gerada e se explica pela necessidade das pessoas gerarem profundas transformações em seus hábitos para evitar continuar contribuindo para a destruição do nosso planeta, danos aos animais ou à sua própria saúde”, destacou.