Aplicativos de relacionamento são muito populares nos dias de hoje e há quem ame utilizar essa ferramenta e, de um jeito ou de outro, quem não os utiliza ao menos já ouviu falar. Veganos e vegetarianos contam com uma ferramenta exclusiva para conhecer pessoas: é o Veggly, aplicativo de relacionamento para quem segue esse estilo de vida.

O Veggly segue os mesmos princípios que os apps comuns e busca, basicamente, juntar pessoas que tenham pensamentos e estilos de vida semelhante. Porém, nesse caso, um grande passo em direção a esse objetivo já é tomado pelo simples fato de o aplicativo se restringir a pessoas que levam em conta, na alimentação e na vida, a proteção dos animais e do meio ambiente.

O app foi lançado em outubro de 2018 pelo engenheiro Alex Felipelli. Mesmo sendo brasileiro, o Veggly foi lançado a princípio em inglês, e a sua versão em português chegou apenas em fevereiro deste ano. Ao portal Universa, Felipelli contou que a ideia para a criação do aplicativo veio de uma experiência pessoal: “Quando estava solteiro, tinha dificuldade em me relacionar com onívoros até conhecer minha namorada que também é vegana. Além disso, conheço muitas pessoas veganas e vegetarianas que preferem se relacionar com alguém que pense da mesma forma”.

A ideia vem dando certo, e muitos dos usuários parecem pensar de maneira parecida. O Universa também recolheu depoimentos para entender melhor o pensamento de quem utiliza esse aplicativo. Para Patrícia Brum, de 19 anos, relacionar-se com alguém que come carne pode ser muito complexo e trazer problemas. “Você vai a um restaurante e não há o que comer ou, se tem, é um cardápio muito limitado, o mesmo acontece ao ir a uma loja e o vendedor não entender que você quer algo simples e sustentável. Muitas vezes, ao expor sua opinião, você é criticado e ironizado”, afirmou. É muito bom saber que pessoas que vivem próximas, que você nem imaginava, compartilham desse pensamento com você.”

José Dornela, de 32 anos, pensa de forma parecida. Ele terminou um relacionamento devido a problemas ocasionados pela diferença de pensamento em relação ao vegetarianismo. “Infelizmente, alguns relacionamentos terminam e círculos sociais se fecham quando se é vegetariano ou vegano. O aplicativo é bom por me aproximar de pessoas com pensamento e ideologia parecidos com os meus”, disse. Ele também sente que esse tipo de iniciativa é importante para que as pessoas se conectem para além das relações afetivas, de forma a fazer o movimento se ampliar e consolidar.

Já para Wil Lemansch, 38, embora o app seja útil, a diferença na alimentação e estilo de vida não é necessariamente um obstáculo para se relacionar com alguém. “Veganismo é uma questão de consciência. Não é possível obrigar que todos pensem da mesma forma. Então, se eu conhecer alguém que não seja vegano, mas que não seja fechado às questões ambientais e direitos animais, poderia, sim, namorar com essa pessoa.” Apesar disso, ele também considera a experiência com o app positiva.

O Veggly não é o único aplicativo para relacionamentos específico para veganos e vegetarianos. No Brasil, existe também o Namoro Vegano, que funciona de forma semelhante.