Tabitha Brown (Reprodução/Instagram)

Uma pesquisa realizada pela Chewsygum, empresa de chicletes veganos do Reino Unido, revelou que vídeos sobre veganismo tiveram 8,1 bilhões de visualizações no TikTok em 2020. O levantamento levou em consideração as gravações marcadas com a hashtag #vegan.

O levantamento também aponta que o número de pessoas buscando por receitas veganas na rede social aumentou bastante durante a pandemia – ultrapassando centenas de milhões de visualizações.

Os vídeos marcados com #veganrecipe e #veganrecipes (receitas veganas) tiveram um total combinado de 939 milhões de visualizações, com #veganfood (comida vegana) acumulando 690,8 milhões de visualizações.

A Chewsy também compilou uma lista das 50 comidas veganas mais populares e descobriu que #vegancheese (queijo vegano), #veganchicken (frango vegano) e #veganicecream (sorvete vegano) obtiveram 20,1 milhões, 16,6 milhões e 13,3 milhões de visualizações, respectivamente. Outros vídeos populares sobre veganismo incluem receitas de smoothies, biscoitos e massas.

Um dos grandes destaques da rede social em 2020 foi a atriz e influenciadora digital vegana Tabitha Brown, que ficou em segundo lugar no Top 10 TikTok Creators de 2020. Em março, ela se juntou ao TikTok a pedido de sua filha Choyce e acumulou um milhão de seguidores em menos de um mês depois de compartilhar uma receita de vídeo de bacon de cenoura vegano. A gravação atualmente tem 3,7 milhões de visualizações.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.