Foto: Arquivo/ Presunto Vegetariano

P U B L I C I D A D E

O peru de Natal é tradicional e, muitas vezes, veganos e vegetarianos têm dúvidas do que fazer para as ceias de fim de ano. Por isso, preparamos uma lista de 4 receitas especiais indicadas por chefs e influencers para compor o jantar em família nas festas, sem crueldade.

  • Batatalhoada
    pela chef Natalia Luglio

Ingredientes:
1 pimentão vermelho em rodelas 1 pimentão verde em rodelas 500g de batata em rodelas
200g de batata doce em rodelas 2 cebolas médias, em rodelas
10 dentes de alho picado 1/3 de xícara de azeite
2 tomates
Azeitonas
1kg tofu
20 folhas de nori, picada

P U B L I C I D A D E

Salsinha
Sal

Modo de preparo:
Pré-asse as batatas com um pouco de azeite, sal e água em uma assadeira coberta com papel alumínio. Quando estiverem quase cozidas, mas ainda muito firmes, retire do forno.
Grelhe o tofu com um pouco de azeite e sal até que fique firme e dourado odos dois lados.
Tempere as batatas com o alho, adicione a cebola, os tomates, os pimentões, o azeite, nori e sal. Misture bem para pegar o tempero. Distribua em uma assadeira ou pirex de forma organizada. Deixe descansar por 1 hora.
Leve ao forno pré-aquecido a 220C. Quando estiver começando a dourar, adicione as azeitonas. Asse por mais 3-5 minutos. Retire do forno, finalize com salsinha e sirva.

  • Rabanada Vegana
    por Tayná Mota, do Vegana Bacana

P U B L I C I D A D E

Ingredientes:
1 colher de sopa de semente de chia ou farinha de linhaça
1/2 banana (quanto mais madura, melhor)
1/2 colher de sopa de agave, melado ou qualquer adoçante de sua escolha
1 xícara de leite vegetal
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 baguete de rabanada
*Para polvilhar: canela e açúcar em partes iguais.

Modo de preparo:
Amasse a banana com a ajuda de um garfo. Misture o leite vegetal, a banana amassada, o adoçante de sua escolha, o extrato de baunilha e a semente de chia.
Deixe a mistura descansar por 5 minutos para hidratar a semente de chia. Corte a baguete em fatias de rabanada (cerca de 2 a 3 dedos de espessura). Mergulhe as fatias na mistura preparada e frite em óleo quente logo em seguida. Deixe as fatias fritas descansarem em um prato com papel toalha para absorver um pouco do óleo. Por último, empane as fatias em uma mistura de canela e açúcar. Guarde na geladeira caso prefira servir a rabanada gelada.

  • Rocambole assado de lentilha e quinoa
    por Paula Lumi, do Presunto Vegetariano

Ingredientes:
1 xícara (de chá) de lentilha crua
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
2 folhas de louro
1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
3 colheres (de sopa) de azeite
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de cebola bem picada
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
Sal a gosto

Para a montagem:
2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)
1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto
6 unidades de vagem grandes
6 palitos de cenoura
Papel Manteiga, papel alumínio ou plástico
Óleo

Modo de preparo:
Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.
Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.
Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente.
Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.
Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).
Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.
Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.
Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.
Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.
Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.
Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.

Dicas:
Você pode fazer a massa de lentilha e quinoa no dia anterior da sua ceia e deixar em uma vasilha fechada, na geladeira, para montar no dia seguinte. Eu fiz e deu certo, apenas mexi um pouco antes de por sobre o papel manteiga. Caso a sua massa fique um pouco ressecada, regue com um fiozinho de azeite.
Esta receita serve muito bem 6 pessoas, e você pode servir seu rocambole junto de arroz, maionese, salada, farofa…
Na geladeira ele aguentou 3 dias bem fechadinho em um pote. Para servir eu fatiei e esquentei na frigideira em fogo baixo com um fio de azeite. Também congelei, mas ficou apenas 2 semanas lá. Para servir, tirei do freezer, esperei descongelar e esquentei também na frigideira, fatiado.

P U B L I C I D A D E