(Foto: AlterPhoto)

P U B L I C I D A D E

O Portal Veg entrevistou com a nutricionista Anna Testa, da New Millen, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado de suplementos e que lançou uma linha com proteínas de ervilha e de arroz. O produto é destinado para o público vegano e vegetariano nos sabores mousse de chocolate e baunilha.

Grande parte dos praticantes de atividades físicas consome suplementos de proteínas extraídas do soro do leite. Segundo Anna Testa, as propriedades do produto à base vegetal não deixam nada a desejar em relação aos de origem animal. Confira e, lembre-se de sempre consultar um nutricionista.

P U B L I C I D A D E

Portal Veg – Quem pode tomar suplemento à base de proteínas vegetais? Há alguma restrição?

Anna Testa – Todo mundo pode tomar suplemento à base de proteínas vegetais. Ele pode ser inclusive uma ótima opção para pessoas com intolerância ao glúten, lactose, ou mesmo pessoas alérgicas à proteína do leite por ser considerado um suplemento hipoalergênico, não existindo assim restrições ao seu uso.

P U B L I C I D A D E

Portal Veg – Quais são as indicações? É necessário a prática de atividades físicas ou pode ser utilizado como complemento para veganos/vegetarianos?

Anna Testa – É indicado para todos os vegetarianos e veganos, sendo esses fisicamente ativos ou não. Em indivíduos que não praticam atividades físicas pode ser usado como um complemento de proteínas, caso essa pessoa não consiga atingir as quantidades adequadas de proteína apenas via alimentação, o que costuma ser comum entre pessoas que não consomem alimentos de origem animal. Já em pessoas que praticam atividade física, pode ser um grande aliado tanto para o auxílio no ganho de massa magra, quanto no emagrecimento.

Portal Veg – Quais são os benefícios para a saúde?

Anna Testa – Apresenta diversos benefícios para a saúde como menor chance de reações alérgicas e intolerâncias, ótima digestibilidade, ótima composição de aminoácidos essenciais que atuam na recuperação muscular e dos tecidos do corpo, estímulo do ganho de massa magra, além de melhorar a microbiota intestinal.

Anna Testa: Suplemento pode ser usado por vegetarianos e veganos, fisicamente ativos ou não

Portal Veg – Qual a diferença entre o produto de origem animal e o vegano em termos nutricionais? Tem as mesmas propriedades nutricionais, poderia descrever?

Anna Testa – As propriedades nutricionais do produto de origem animal e o vegano costumam ser similares, porém a proteína vegetal apresenta benefícios como: menor quantidade de gorduras, principalmente saturadas e menores quantidades de sódio, além disso as quantidades de proteínas (que são as mais relevantes nesse caso) costumam ser bem similares ou ligeiramente menores no produto vegano, porém o perfil de aminoácidos costuma ser mais importante do que a análise das quantidades de proteínas em geral, e nesse caso, o vegano não deixa nada a desejar ao produto de origem animal.

Portal Veg – Como tomar?

Anna Testa – Pode ser tomado de diversas maneiras diferentes como no “clássico” shake, batido com água, água de coco ou leite vegetal, pode ser usado para dar um “up” nas vitaminas de frutas, ou até mesmo em receitas do dia a dia como Smoothies, bolos e panquecas.

P U B L I C I D A D E

Dri Delorenzo
Jornalista, vegetariana desde criança quando descobriu que carnes, na verdade, eram animais mortos. Cresceu ouvindo as perguntas "mas o que você come" e "como você substitui". Hoje fica muito feliz com o crescimento do veganismo. É editora do Portal Veg.