(Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal Jean Wyllys aceitou o desafio da Veganuary e experimentará uma alimentação vegana, livre de produtos de origem animal, como carne, leite e ovos, durante o mês de janeiro de 2022.

Wyllys, que é jornalista e atualmente é doutorando em Ciência Política na Universidade de Barcelona, participará do desafio da organização sem fins lucrativos de origem britânica, que a cada ano convoca milhares de pessoas ao redor do mundo a manter um cardápio vegano por 31 dias, seja pelo impacto positivo deste tipo de alimentação na vida dos animais, no meio ambiente ou na saúde dos participantes.

“A segurança alimentar deve vir não só com a erradicação da fome, mas com a garantia de uma alimentação saudável para a população e sustentável para o planeta. Num mundo tão rico, isso é possível, sim”, diz Wyllys, hoje filiado ao PT. “É uma questão de vontade política. Enquanto busco politicamente somar esforços à erradicação da fome e à garantia do direito das pessoas à comida saudável e cuja produção seja sustentável, tentarei eu mesmo, já que hoje posso, mudar meus hábitos alimentares experimentando o veganismo.”

Para Jean Wyllys, “é inaceitável que num mundo com tamanha produção de alimentos, haja milhões de pessoas passando fome. Eu sei o que é passar fome, e sei como a fome nos deixa na condição degradante de não ter escolha, de comer o que há pela frente, até mesmos os restos descartados de alimentos”.

Em janeiro de 2021, a Veganuary inspirou e apoiou mais de meio milhão de pessoas a experimentar o veganismo, com participantes de mais de 200 países e territórios.

Leia também: Vegetariano, Felipe Neto diz que sente falta de comer joelho

*Com informações da Veganuary

Jornalista, vegetariana desde criança quando descobriu que carnes, na verdade, eram animais mortos. Cresceu ouvindo as perguntas "mas o que você come" e "como você substitui". Hoje fica muito feliz com o crescimento do veganismo. É editora do Portal Veg.