Xuxa Meneghel em campanha pelo veganismo/Divulgação

Em celebração ao Dia Mundial do Veganismo, no dia 1° de novembro, a ação “América Latina pelos Animais”, da organização Million Dollar Vegan, vai distribuir alimentos de origem vegetal em 24 cidades da América Latina. Ao todo, serão doadas mais de 12,3 mil refeições em cidades do Brasil, México e Argentina.

No Brasil, as cidades participantes são: Manaus, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Curitiba, Caxias do Sul, Porto Alegre, Sorocaba, Itapira, Mauá, São Bernardo do Campo, Americana e Campinas. Segundo o UOL, a ideia é estimular o movimento vegano fora do eixo Rio-São Paulo.

Além da doação de alimentos, a ação também vai distribuir materiais educativos sobre o veganismo e dicas de como reduzir os riscos de surgimento de novas pandemias com uma alimentação sem crueldade animal.

A apresentadora Xuxa Meneghel foi convidada para ser a madrinha da campanha no Brasil. Ela já vem se posicionando pelos direitos dos animais nas redes sociais e, recentemente, lançou uma ação ao lado de diversos famosos contra a zoofilia.

A campanha de Xuxa foi lançada após o apresentador Sikêra Jr. comentar no programa “Alerta Nacional”, na última quarta-feira (21), sobre uma notícia em que uma mulher teria flagrado seu marido fazendo sexo com uma égua. O apresentador então propôs uma “simulação” do vídeo com um de seus colegas utilizando uma máscara de burro.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.